Países que não precisam de passaporte: conheça 8 sugestões

Noticias

É possível viajar sem passaporte para países fora do Brasil?

A resposta é: depende do destino de interesse! Alguns países do Mercosul — Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile e outros — não exigem a apresentação do passaporte, desde que se trate de viagem de turismo a lazer. Nesse caso, os viajantes devem mostrar a Cédula de Identidade ou o Registro Geral (RG). 

 

Contudo, é preciso ter atenção à data de emissão e à conservação do documento. Embora o RG não tenha prazo de validade, para viajar para países que não precisam de passaporte, o documento em questão deve ter menos de 10 anos de emissão, estar em bom estado de conservação e conter fotografia atualizada.

 

Caso o documento para viagem não esteja enquadrado nas normas citadas acima, o viajante poderá ser impedido de entrar no país, por medida de segurança contra fraude. Aliás, essa exigência também se aplica para a compra de passagens aéreas e ações em bancos e cartórios. 

 

Recomendações

Diferente do que muitos acreditam, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a carteira de trabalho, a certidão de nascimento ou casamento não são aceitos como documento de viagens. Somente o Registro Geral (RG) pode substituir o passaporte para viagem para Bolívia, Argentina, Chile e outros países do Mercosul. 

 

Nos casos em que o motivo da viagem não seja turismo a lazer, o RG não será suficiente. Então, para viagens a trabalho, de intercâmbio ou residência, por exemplo, é obrigatória a apresentação de passaporte válido e visto específico, dependendo do caso. 

 

A recomendação, se houver qualquer tipo de dúvida sobre viagens que não sejam de turismo a lazer, é visitar o site do Itamaraty para mais detalhes ou falar com especialistas, como consultores de viagens.

 

Quais países fazem parte do Mercosul?

O Mercosul — Mercado Comum do Sul — é um agrupamento econômico latino-americanao, dividido por países membros, associados e observadores. Criado em 1991, tem o objetivo de aumentar a oferta de emprego e renda e intensificar as relações econômicas entre as nações.  

 

Entre os países membros, aqueles que fundaram o Mercosul, estão Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. A Venezuela, até então Estado Parte, teve seus direitos e suas obrigações suspensos em 2017, devido aos últimos acontecimentos políticos no local. 

 

Já os membros associados — os que têm tratados de livre comércio com o Mercosul com a finalidade de estimular suas economias — são Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013). 

 

Por fim, os membros observadores — autorizados a acompanhar somente as reuniões e sem direito a veto ou à opinião em alguma cláusula — são México (2006) e Nova Zelândia (2010).

 

Descubra 8 destinos que não precisam de passaporte

A América do Sul é um destino de viagem muito explorado pelos brasileiros, pois reserva belas paisagens e diferentes experiências, de desertos, capitais culturais até estações de esqui. A seguir, conheça 8 países que não precisam de passaporte para viajar e, geralmente, surpreendem os viajantes.

 

1. Bolívia

A Bolívia é um país rico em paisagens naturais, além de ser um roteiro com preços mais baixos. É considerado um dos destinos favoritos dos mochileiros, que não deixam de conhecer o Valley of the Moon, em La Paz, por exemplo. Os aventureiros também não dispensam visitar o mar de sal, Salar de Uyuni.  

 

2. Colômbia

Já imaginou fazer uma viagem para Colômbia? O destino atrai muitos turistas justamente por sua versatilidade de atrações. O país tem belas praias, montanhas, florestas e cidades históricas. O povo colombiano, aliás, é considerado um dos mais receptivos de toda a América Latina.

 

3. Chile

Quer um roteiro mais voltado para belezas naturais? Uma viagem para o Chile  pode ser a alternativa certa. Conhecido por suas florestas, montanhas e praias, o país chileno tem uma cultura peculiar e indígena muito forte. Ainda, provar um bom vinho chileno pode tornar a sua viagem ainda mais especial.

 

4. Argentina

viagem para Argentina pode ser uma boa sugestão para quem gosta de unir a degustação de bons vinhos, harmonizados com carnes de qualidade, ao som de uma boa apresentação de tango. Além da culinária e da música, o país é procurado por muitos brasileiros que gostam de aproveitar o inverno na neve.

 

5. Peru

Deseja saber o que fazer em uma viagem para o Peru? Além de conhecer as ruínas incas e suas culturas milenares, a nação reserva roteiros deslumbrantes, com paisagens de tirar o fôlego e excelente gastronomia.

 

6. Equador 

O Equador tem um clima bastante tropical, oferece uma vista incrível dos Andes, uma culinária diversificada e as Ilhas Galápagos. Localizado na linha do Equador, é um país com aproximadamente 14 vulcões, alguns em constante atividade. É um excelente roteiro para quem gosta de aventura.

 

7. Paraguai 

Muitos conhecem o Paraguai pelo comércio. Contudo, a nação oferece mais que compras. O Paraguai tem diferentes pontos turísticos e belas paisagens, como o marco das Três Fronteiras, o lado paraguaio da tríplice fronteira e as cachoeiras do Parque Municipal Saltos del Monday, por exemplo.

 

8. Uruguai

Uruguai é sinônimo de balneários e noites badaladas. Também é um lugar para quem  gosta de explorar as belezas naturais, admirar a arquitetura e experimentar uma boa culinária. Aliás, o churrasco uruguaio, chamado parrilla, é uma deliciosa sugestão.

 

Fonte:https://flytour.com.br/blog/paises-que-nao-precisam-de-passaporte/

Comentários